Nós somos fãs do Denim

Postado dia 29 mar 2016, em
DenimOnFilm_02_large

The Sharks and the Jets face off in a symphony of colorful denim.
*Todos direitos de imagem estão reservados

Nós somos fãs do Denim, essa é nossa alma e o ponto inicial da Iven e do movimento One for Another. A busca pelo jeans perfeito é a plataforma pela qual a nossa empresa se desenvolveu até agora e por onde continuará a se desenvolver. Sendo assim, nada mais justo do que falarmos um pouco para vocês (fãs, clientes e amigos) sobre a história do nascimento e desenvolvimento desse produto pelo qual temos tanta paixão.

Para começar, vamos desvendar o que é o Denim, nome que (confesso) ainda levanta algumas dúvidas. O Denim nada mais é do que o fio do algodão, que após ser enrolado e tramado vira um rolo de tecido, para posteriormente ser tingido com o Índigo (tinta originada da planta Indigo), que dá a conhecida tonalidade azul à calça. Após esse tingimento, temos o Denim Bruto (ou Raw Denim), que durante muito tempo foi o uniforme oficial de algumas gerações e era o único tipo de jeans que poderia ser encontrado nas lojas, pois ainda não existiam as lavagens industriais para criar os efeitos atualmente conhecidos. É de extrema importância ressaltar que no momento atual estamos vendo uma volta muito forte do Raw Denim ao cenário da moda, mas isso fica para outro post (e com certeza para algumas boas novidades da Iven…)

Filme Rebel Without a Cause com James Dean. *Todos direitos de imagem estão reservados.

Filme Rebel Without a Cause com James Dean.
*Todos direitos de imagem estão reservados.

O nome Denim tem origem francesa, vem expressão serge de Nîmes, como referência ao material que era produzido na cidade de Nîmes e utilizado pelos marinheiros genoveses. Este material foi inicialmente exportado da França aos Estados Unidos na segunda metade do século XIX, para posteriormente ganhar o mundo no século XX e influenciar nossas gerações.

O que talvez nos fascine tanto sobre o jeans é o que ele representa para as pessoas e a relação desenvolvida com essa peça ao longo dos anos. Diferentemente de outras peças de roupa, é normal criarmos uma relação mais estreita com os nossos jeans. Afinal, todos temos aquela nossa calça favorita que nos acompanha durante grande parte dos nossos dias e envelhece junto da gente, mostrando os sinais próprios do estilo de vida de cada consumidor. Isso faz cada jeans ser único e especial.

Acreditamos que mais do que uma peça de roupa, o jeans tem um aspecto romântico em sua essência. Já acompanhou grandes revoluções da nossa sociedade, esteve presente em todos os eventos que quebraram barreiras culturais e econômicas, e assim deve continuar.

É a essência dos jeans e o que ele representa que nos inspira. Diferente da moda convencional, o jeans foi difundido no sentido consumidor-empresa e não empresa-consumidor, uma vez que sua utilização estava ligada a uma forma de expressão, passando pelos “rebeldes” dos anos 50 representados por Marlon Brando e James Dean, nos anos 60 pelo movimento hippie, posteriormente presente no movimento Punk e nos astros do rock, no qual o tecido era utilizado como uma forma de expressão contrária a então moda tradicional ditada pelas grandes empresas.

*Todos direitos de imagem estão reservados.

Ramones.
*Todos direitos de imagem estão reservados.

Nós da Iven acreditamos que com a propagação das grandes marcas e a crescente busca por maior eficiência produtiva (que implica em ganhos de escala e padronização dos produtos), a essência de aventura e revolução dos jeans ficou para trás. Parece que aquela vontade e frio na barriga de fazer as coisas de forma diferente foi se apagando com o tempo, e nos acostumamos novamente a tomar como dada a maneira de nos vestir, de se comportar e pensar…

Queremos fazer de nossas calças algo especial, valorizar o simples e sofisticado que é transmitido nos mínimos detalhes dos nossos produtos. Nossas lavagens são mais simples para economizarmos água no processo produtivo. O material que usamos é da melhor qualidade encontrada no mercado para que seu jeans possa durar por muito tempo e você possa criar uma história com ele. É obvio que não pretendemos ser a única marca de jeans do seu guarda roupas (outras marcas também são dignas de respeito por fazerem coisas boas), mas queremos que você viva nos nossos jeans, que ele seja a sua maior companhia no dia a dia e te acompanhe nas suas aspirações e aventuras. Essa é a pretensão de nossa jovem empresa, e vocês com certeza serão parte fundamental disso.

Conheça nosso denim: https://iven.com.br/colecoes/jeans/