Gosta de cavernas ? Então você precisa conhecer o PETAR!

Postado dia 13 abr 2016, em
PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira *Todos os direitos de imagem estão reservados

PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
*Todos os direitos de imagem estão reservados

Não podíamos deixar de falar desse incrível parque localizado no sul do Estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga. O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é o paraíso para os amantes de caverna (é o parque que possui o maior número de cavernas do mundo), lá você pode encontrar mais de 350 delas espalhadas, porém por ser uma área de preservação ambiental, apenas 12 estão abertas para a visitação e é necessário ser acompanhado de instrutores. Por ser uma área controlada é cobrado um valor de R$ 12,00 para ter acesso ao parque, valor pequeno para você ter uma experiência que irá lembrar pro resto de sua vida. Outra regra do parque é o uso obrigatório calças, camisetas com manga e tênis, não sendo permitido camiseta cavada, sandálias ou blusinhas. Devido ao clima, a melhor época para visitar esse parque é entre os meses de Abril e Novembro.

Como o PETAR tem centenas de cavernas, escolhemos 3 delas (que estão abertas para visitação, claro) para comentar nessa matéria.

1. CAVERNA DE SANTANA

É considera a caverna mais bonita do parque. Ela possui 8km de extensão, é muito utilizada para fotografia e aulas de Educação Ambiental por possuir lindos salões. A caminhada em seu interior dura aproximadamente 2h e é uma caminhada bem fácil de fazer, não exigindo muito esforço.

PETAR-Caverna-Santana-02

Caverna de Santana.
*Todos direitos de imagem estão reservados.

2. CAVERNA DA CASA DE PEDRA

Esta caverna é conhecida por ter o maior portal de cavernas do mundo, com 250 metros de altura. Ela é formada pelo Rio Maximiniano, que corta a montanha. A trilha é permitida somente até a boca de caverna, que dura aproximadamente umas 3 horas, é uma caminhada para quem está preparado fisicamente, considerada difícil. Mesmo a travessia sendo restrita (na boa), vale a pena ir pois você certamente ficará impressionado(a). Foi a que mais gostamos quando visitamos o parque.

Caverna da Casa de Pedra - petar

Caverna da casa de Pedra
*Todos os direitos de imagem estão reservados

3. CAVERNA DO OURO GROSSO

É formada por uma sequência de cachoeiras, e algumas delas você precisa escalar com cordas. Dentro dessa caverna você encontra poços profundos que você pode aproveitar para dar uma refrescada. A caminhada em seu interior não é fácil, com uma duração aproximada de 2 horas.

Caverna do Ouro Grosso. *Todos os direitos de imagem estão reservados.

Caverna do Ouro Grosso.
*Todos os direitos de imagem estão reservados.

O PETAR não é feito só de cavernas, também tem muitas cachoeiras, trilhas, sítios arqueológicos e paleontológicos. Por estar na Mata Atlântica, sua fauna e flora são muito ricas, e você encontra muitas espécies de animais como Socó Boi Escuro, Gavião de Penacho, pacas, antas e bugios; e diversas espécies de bromélias, orquídeas e uma das espécies mais importantes da Mata Atlântica, o Palmito Juçara.

Depois de visitar esse lugar incrível você vai entender porque gostamos tanto do PETAR.

Conheça nossas calças para te acompanhar neste incrível passeio: https://iven.com.br/colecoes/jeans/