Conheça a Serra do Cipó-MG

Postado dia 18 abr 2016, em

Serra do Cipó 4

Localizada a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é um dos lugares mais bonitos de Minas Gerais. Parte da região está protegida dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Além da prática de esportes de aventura como rapel, ciclismo, alpinismo, trekking e rafting, pode-se observar milhares de espécies de flores diferentes como orquídeas, bromélias, canela-de-ema e muitas outras (são mais de 1.500 espécies). Nessa região vivem animais ameaçados de extinção como o tamanduá bandeira, lobo-guará e a onça-parda, e por esses e outros motivos a Serra do Cipó se torna esse lugar tão incrível e especial que precisa ser visitado. Mas pode ficar tranquilo, você não irá encontrar uma onça no meio da trilha, não conhecemos nenhum relato do tipo.

Serra do Cipó 2

Nesta matéria escolhemos duas trilhas que você pode fazer caminhando, de bike ou a cavalo, sendo possível o aluguel dos dois últimos na portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó. Nós optamos por fazer a pé, para curtir melhor o clima da região e ter mais tempo de observar a natureza. Os que visitamos são o Canyon das Bandeirinhas e a Cachoeira da Farofa, que você pode percorrer no mesmo dia, desde que acorde e comece cedo a caminhada.

Ao passar pela portaria do parque você terá 12km para chegar até o Canyon das Bandeirinhas e 8km até a Cachoeira da Farofa. Inicialmente, a trilha para os dois locais é a mesma, e quando tiver percorrido 5,5 km (da portaria) haverá um entroncamento que separará o restante do percurso.

sinalizacao-serra-cipo-trilhas

*Todos direitos de imagem estão reservados.

Por ser mais longe, sugerimos ir primeiro ao Canyon, e se você sentir que ainda tem folego e preparo físico para caminhar mais alguns quilômetros, pode ir até a Cachoeira da Farofa. Ambas as trilhas são relativamente fáceis já que praticamente todo o percurso é em um terreno plano, passando por trechos encoberto de árvores. Não tem perigo de se perder, já que as trilhas são muito bem demarcadas por placas.

Canyon - Serra do Cipó. *Todos direitos de imagem estão reservados.

Canyon – Serra do Cipó.
*Todos direitos de imagem estão reservados.

Saindo do Canyon a caminho da Cachoeira da Farofa, você precisa voltar até ao entroncamento das trilhas e seguir no sentido da Farofa (mais 2,5 km), que demora aproximadamente uns 30 min caminhando.

Cachoeira da Farofa - Serra do Cipó. *Todos direitos de imagem estão reservados

Cachoeira da Farofa – Serra do Cipó.
*Todos direitos de imagem estão reservados

A Cachoeira da Farofa é uma sucessão de 7 quedas que você pode entrar para dar uma refrescada e descansar um pouco antes de seguir o caminho de volta.

A portaria do parque fecha as 19h, por isso chegue antes do horário. Mesmo que escureça um pouco no caminho de volta não há perigo de se perder.

Nunca se esqueça de sair para uma caminhada com seu cantil de água para se hidratar durante o percurso.

Boa trilha, boa história e boa aventura!