Dicas de trilhas e atrações para se fazer em Monte Verde – Minas Gerais

Postado dia 18 abr 2016, em

Continuando nossas matérias sobre cidades interessantes no Brasil, vamos falar um pouco sobre Monte Verde, uma cidade que agrada quase todos os tipos de pessoas e gostos.

Localizada no estado de Minas Gerais, a 480 km de Belo Horizonte e apenas 170 Km da cidade de São Paulo, Monte Verde tem inúmeras opções pra você que gosta de fazer esportes em contato com a natureza, como trekking, andar de quadriciclo, fazer trilha de moto, escalada, mountain bike, trilha de jipe, passeio panorâmico e por outros.

Um lugar que você não pode deixar de ir é o Pico do Selado, que fica a 2.080 metros de altitude e é o ponto mais alto da região. Pra chegar lá, se prepare para uma caminhada de aproximadamente 1:15h em ritmo moderado até o topo. O acesso a trilha fica no final da Avenida das Montanhas, que também dá acesso ao Platô. Durante a trilha você pode respirar o ar puro das montanhas, ouvir o som dos pássaros e sentir o cheiro da vegetação nativa. Vale muito a pena pra quem gosta de um contato genuíno com a natureza local.

Ao chegar no topo do Pico do Selado, você tem um segundo desafio, chegar ao cume. O cume do Pico do Selado fica no topo de uma pedra, onde está o tão desejado livrinho das assinaturas (somente as pessoas que chegam ao cume, não ao topo, podem assinar livro). Mas para isso você precisa passar por uma fenda na pedra e depois saltar de uma pedra a outra que tem aproximadamente 70 centímetros de distância à 5 metros de altura.

Parece fácil, mas não lá em cima com fortes ventos que te fazem perder o equilíbrio, mas é ai que está a graça. Mais um detalhe, esse livro está escondido, você precisa encontrá-lo para assinar, e poderíamos até dizer as referências para chegar ao dito cujo mas ai perderia a magia do cume. Então boa sorte!! A vista do cume é espetacular, com uma visão panorâmica de toda região do Vale do Paraíba à Serra da Mantiqueira. Avista-se também a Pedra do Baú, próxima a Campos do Jordão

Pico do Selado

Pico do Selado

Caso você prefira uma trilha mais curta pode optar para ir a Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo ou ao Platô.

1- Parque Verner Grinberg / trilhas 2- Trilha do Pinheiro Velho 3- Mirante do Aeroporto 4- Centro Comercial 5- Máquina a Vapor 6- Roda d´Água

1- Parque Verner Grinberg / trilhas 2- Trilha do Pinheiro Velho 3- Mirante do Aeroporto
4- Centro Comercial 5- Máquina a Vapor 6- Roda d´Água.
*Todos direitos de imagem estão reservados.

Outra coisa que não falta em Monte Verde é espaço para se praticar mountain bike. Uma trilha muito legal de se fazer é a Trilha do Pinheiro Velho que fica bem no centro da cidade. Um bom lugar para ir com a família pois é uma trilha muito leve e você pode conhecer um pouco na vegetação nativa da região. Ao andar essa trilha você pode observar araucárias centenárias, árvore típica da região.

Ao longo do caminho você vai dar de frente com o tal pinheiro velho, que tem mais de 500 anos de idade e nada mais, nada menos do que 1,64 m de diâmetro, que se destaca entre as outras árvores. A Trilha do Pinheiro Velho possui 5 entradas e todas são indicadas por placas, não tem perigo de se perder. Para quem vai de bike indicamos pegar a Entrada 4 pois é o ponto mais alto da trilha e tem uma boa descida em meio as árvores.

O legal é que você não precisa levar a sua bike de casa, pois há vários lugares espalhados na cidade onde você pode alugar.

Trilha do Pinheiro Velho. *Todos direitos de imagem estão reservados.

Trilha do Pinheiro Velho.
*Todos direitos de imagem estão reservados.

Se você não é o tipo de pessoa que gosta de praticar esportes e gosta de ir para as montanhas para descansar, não tem problema, você pode ir ao centrinho (sim, centrinho). Ele é pequeno porém muito charmoso e acolhedor, você pode tomar um chocolate quente ou uma cerveja artesanal, sem falar nos restaurantes, todos feitos de madeira com uma culinária espetacular.

Não sabe o que fazer a noite? Porque não acender a lareira ou fazer uma fogueira em frente ao chalé para comer marshmallow e tomar vinho. Ou ainda tocar um violão com aquele seu amigo que só sabe tocar músicas pela metade, e ninguém se incomoda pois afinal quem vai se chatear em um lugar como Monte Verde.

Conheça nossos acessórios que caem muito bem para um passeio em Monte Verde: https://iven.com.br/colecoes/acessorios-masculinos/