Uma visita ao Meatpacking District

Postado dia 18 abr 2016, em

O Meatpacking District é uma bairro em NY localizado a aproximadamente 15 min de taxi da Times Square (escolhi esse ponto específico pela fácil localização). Fica aproximadamente entre o Rio Hudson e a Hudson Street, e a West 14th Street e a Gansevoort Street, mas os restaurantes e outras atrações ficam espalhadas nos quarteirões no entorno da área delimitada. Se preferir ir de metrô, o que sempre é uma boa opção em NY, você pode descer na estação da 14th Street com 8th Avenue, estações A, C ou E.

Pra explicar um pouco sobre o local do Meatpacking District, precisamos entender um pouco mais de história, tanto de NY quanto de economia geral. Em meados de 1900 a região do Meatpacking District era caracterizada pela grande quantidade de matadouros, que distribuíam alimentos para toda a Manhattan. Até aproximadamente 1950-1960 o sistema de distribuição dos alimentos (incluindo carnes) era feito localmente e por pequenas empresas. Nessa época as grandes marcas varejistas que conhecemos hoje ainda estavam dando seus passos iniciais e sua distribuição ainda era muito dependente de fornecedores locais. A partir de 1960, a distribuição dos alimentos começou a se desenvolver de um modo diferente, e as cadeias de distribuição foram se tornando nacionais e menos regionais, de forma que locais semelhantes ao Meatpacking District começaram a perder espaço e a se tornar regiões abandonadas. Mesmo assim, até meados de 1970, a  região ainda era muito reconhecida por seus matadouros, e essa era sua principal atividade geradora de receita.

O declínio definitivo da região do Meatpacking District se deu na década de 1980, com o fechamento de diversos matadouros e a caracterização da área como um local de prostituição, clubes noturnos, e locais controlados pela máfia de NY.

Meatpacking District-1

Old Meatpacking District
*Todos os direitos de imagem reservados

Esse cenário só começo a mudar a partir de 1990, quando algumas grifes, novas lojas com empreendedores jovens (muitos deles hippisters) e baladas “comuns” começaram a migrar para o Meatpacking District. Esse movimento continua até hoje, e a região tem o que é considerado “o melhor comércio de rua para lojas de grife depois a 5th Avenue”.

Meatpacking District-3

New Meatpacking District
*Todos os direitos de imagem reservados

Quando você chegar nessa região, tem alguns locais que são praticamente obrigatórios de visitar, como o High Line Park e o Chelsea Market.

HIGHLINE PARK

High Line Park-1

Highline Park
*Todos os direitos de imagem reservados

Inspirado no Promenade Plantée, de Paris, o High Line é um parque construído sobre uma antiga linha de trem que cruzava o Meatpacking District, West Chelsea e Hell’s Kitchen. Tem aproximadamente 2,5 km de comprimento e é realmente muito interessante de conhecer, pois ali fica fácil de ver o que se pode fazer quando existe convicta vontade pública em restaurar locais abandonados (uma lição não somente para o Brasil, mas também para outros países).

O interessante desse lugar é que enquanto você está caminhando por ali, diversas janelas de prédios são vistas ao seu lado, o que parece meio estranho a primeira vista, pois você está caminhando em um parque elevado.

O local é conhecido como sendo tipicamente nova iorquino, e alguns moradores da região até estranham o fato de que ultimamente o parque esteja sendo tão visitado por turistas. Uma dica, tente frequentar o local fora do inverno, pois geralmente nessa época é muito frio, que combinado com um vento congelante que vem do rio Hudson pode atrapalhar a caminhada. Sério, o frio ali no inverno é muito forte, mal dá pra aproveitar o parque devido a baixa sensação térmica.

O parque teve o início de sua construção em 2006 durante a administração do então prefeito Michael Bloomberg, com investimentos municipais, doações privadas, federais e estaduais. Estima-se que o parque já tenha atraído investimentos de mais de USD 2 bilhões para a região, o que inclui a revitalização de áreas do Meatpackind District, construção de lojas, restaurantes, novos edifícios e centros comerciais.

Pra quem gosta de um passeio alternativo, indicamos muito uma passada por lá.

CHELSEA MARKET

Chelsea Market-4

Chelsea Market.
Todos os direitos de imagem resevados.

Conhecido como um dos melhores mercados de comida do mundo, o local fica a uma quadra pra fora da área delimitada do Meatpacking District. Pra quem está na região, é imperativo conhecer esse lugar, pois lá vai encontrar uma atmosfera que remete muito às origens do bairro e um ambiente único, com vários restaurantes interessantes e lojas regionais.

Chelsea market.

Chelsea Market.

Por dentro, o local lembra muito um antigo mercado de rua, sem frescuras e com vários spots legais pra comer, incluindo o bem conhecido Lobster Place (esse lugar é muito show, acho que nunca vi tanta lagosta e frutos do mar frescos em minha vida!) e o mercado The Nut Box, com uma variedade impressionante de ingredientes frescos e orgânicos. Vale muito conhecer!

Chelsea Market.

Chelsea Market.

Galera, vou parar por aqui ou então o post vai se estender muito. Se tiverem mais lugares que não mencionamos aqui, por favor nos enviem e-mails para atendimento@iven.com.br. Também nos enviem fotos usando as nossas calças quando estiverem visitando esses lugares, vamos fazer do One for Another um movimento global em busca de mudanças reais no modo de fazer negócios!

Ah sim, se quiserem nos avisar quando estarão por esses lados, é só enviar um e-mail pra gente, quem sabe não podemos nos encontrar pra comer algo no Chelsea Market e bater um papo sobre a Iven, modelos de negócios e como fazer a diferença? Nunca cansamos de falar sobre essas coisas. Abraços!