Gerando Conhecimento – Livros que amamos

Postado dia 25 abr 2016, em

Diversas vezes nos perguntam o que nos motiva, quais são os elementos principais que passam em nossas cabeças quando pensamos no desenvolvimento da Iven e de onde tiramos algumas idéias pra fazer nosso negócio acontecer. Pois bem, listamos abaixo alguns dos nossos livros favoritos e que agregaram muito valor durante a caminhada para a criação da nossa marca. Ainda, esses são livros que sempre recorremos quando estamos em dúvida sobre como abordar um assunto novo ou tomar alguma decisão estratégica.

Acreditamos que quanto mais conhecimento se acumula, melhores ficam nossas discussões e nossa visão sobre o que estamos fazendo, pra onde queremos ir e, principalmente, como vamos chegar lá. Poderíamos colocar facilmente mais uns 50 livros nessa lista, mas talvez ela ficasse um pouco extensa, e esse não é o objetivo. Se quiserem mais sugestões ou então nos indicar algo que você leu e mudou sua vida, não pensa duas vezes antes de escrever um e-mail para o atendimento@iven.com.br!

1. SATISFAÇÃO GARANTIDA – NO CAMINHO DO LUCRO E DA PAIXÃO

Esse livro simplesmente mudou nosso modo de pensar em negócios. Nele, Tony Hsieh descreve sua carreira, desde a fundação da Link Exchange até a criação e venda da Zappos para a Amazon em 2009.

O que nos chamou muita atenção neste livro é o modo como Tony construiu suas empresas, apoiado sobre um modelo de comunidade, valorização das individualidades dos colaboradores e desenvolvimento de suas necessidades. ‘Satisfação Garantida’ oferece um aprendizado amplo sobre o poder da sinergia que é criada quando valorizamos as excentricidades de cada pessoa e as motivamos para o atingimento de uma meta comum.

O livro é uma aula sobre como devemos ter paixão pelo o que fazemos e como manter a chama acesa sobre os nossos sonhos. Mais do que apenas números e resultados finais, o caminho percorrido para o atingimento de nossas metas deve ser divertido e gratificante.

2. O PODER DO HÁBITO

Para quem gosta de entender o comportamento das pessoas e de como os seus hábitos podem mudar suas vidas, esse livro é perfeito.

Seu autor, Charles Duhigg, é um repórter investigativo do New York Times e estudou a fundo os hábitos das pessoas antes de escrever este livro. Segundo o autor, alguns pequenos hábitos repetidos por longos períodos podem significar total sucesso ou fracasso em nossas vidas e empresas.

O poder do hábitoO livro é pautado em alguns estudos de caso, nos quais Charles Duhigg expõe como os hábitos das pessoas influenciam nos resultados finais, sendo estes bons ou ruins. É interessante e curioso notar durante a obra como algumas pequenas atitudes que temos podem mudar substancialmente o resultado das coisas, e se formos inteligentes o suficiente, podemos usar isso a nosso favor.

Segundo o autor, nossos hábitos são caracterizados em três etapas: i. O gatilho, que é a ação que dá o início a um comportamento; ii. A rotina, que é o comportamento resultado do gatilho; e iii. O resultado. Para que possamos alterar o resultado, devemos previamente alterar o gatilho e a rotina, e somente deste modo ocorrem as mudanças nos hábitos.

Acredito que este livro deve ser uma leitura obrigatória para quem quer mudar de rumo, pois as vezes essa mudança envolve coisas tão simples que nem nos damos conta, mas não as fazemos por não ter conhecimento deste fato. Realmente vale a pena.

3. SONHO GRANDE

Talvez o livro seja menos detalhado do que poderia ser, mas com certeza expõe coisas importantes sobre como grandes objetivos são alcançados.

Sonho grandeO livro escrito por Cristiane Correa descreve a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, criadores de um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros, e sua trajetória até a consolidação da Ambev, compra do Burger King, Heinz e Budweiser.

Para quem gosta do tema, o livro é um retrato de como a implementação de uma cultura baseada na meritocracia e simplicidade pode trazer bons resultados se aplicados corretamente. Se você tiver lido ‘Satisfação Garantida’ pode estranhar um pouco a diferença no modo como Tony Hsieh e o trio de Jorge Paulo Lemann tratam o assunto de liderança e desenvolvimento empresarial. Mas não queira achar um modelo correto ou assumir um lado sobre como você deve gerir sua empresa ou motivar seus colaboradores, acreditamos que ambas as visões são necessárias e complementares.

Ainda, se você quiser se aprofundar mais sobre este assunto, recomendamos ler o artigo ‘O Legado de Lemann’, da revista Exame.

4. O PONTO DA VIRADA

Genial! Se estudado profundamente, o livro de Malcolm Gladwell pode ser uma ferramenta muito útil para toda a sua vida.

O ponto da viradaO Ponto da Virada mostra como alguns fenômenos se alastram rapidamente, e Malcolm Gladwell estuda essa propagação fazendo uma analogia destes eventos como se fossem epidemias. Durante o livro, o autor mostra diversos acontecimentos que geraram efeitos de propagação secundários bons e ruins na sociedade, além de expor ocorrências que tiveram um efeito de propagação tão grande que ninguém imaginaria possível. Após esses eventos, tenta-se explicar o “ponto da virada”, que é o gatilho disparado antes que uma ação se propague.

Qualquer semelhança com outro livro desta lista não é mera coincidência. Se você leu ‘O Poder do Hábito’, chega a ser divertido ver as semelhanças entre os dois exemplares. Com certeza vai ser uma leitura que te deixará entretido por longas horas antes de ir para a cama.

5. CRIATIVIDADE S.A.

Criatividade S.A.Como atuar bem e motivar sua equipe em um ambiente que depende da criatividade para a sua sobrevivência? Não sabe? Então você precisa ler esse livro do Ed Catmull, presidente da Pixar e da Disney Animation.

O livro é uma descrição valiosa do modo como Ed Catmull desenvolveu a Pixar, um dos estúdios de animação mais conhecidos do mundo. Neste exemplar, o autor mostra como desafiar as convenções, incentivar os colaboradores a tentar sempre algo novo e lhes dar segurança para cometer erros são pontos essenciais se você quer construir uma empresa inovadora.

‘Criatividade S.A.’ é uma aula de liderança e motivação. Chega a ser impressionante como pequenas ações implementadas no dia-a-dia de sua empresa passam os incentivos certos aos colaboradores para que esses permaneçam criativos e motivados, os fazendo agir do melhor modo possível em momentos de incerteza.

Podemos considerar ‘Criatividade S.A.’ um livro chave para quem quer criar algo novo e desafiar o senso comum.

6. A MODA IMITA A VIDA

A moda imita a vidaEste livro de André Carvalhal é praticamente obrigatório para quem quer entender como funciona a moda e as respostas que queremos oferecer aos nossos consumidores pelos produtos oferecidos. Acho que nada demonstra com tanta clareza o que perseguimos no momento de criar uma coleção e uma marca.

‘A Moda Imita a Vida’ aborda os principais questionamentos que nós, empresários da moda, temos no momento de construir nossas marcas. Obviamente, questionamentos do nosso dia-a-dia, não explorados no livro por motivos diversos, também fazem parte do conjunto de elementos que passam em nossas cabeças quando pensamos nos conceitos chave de nossa imagem, entretanto o livro de André Carvalhal é um retrato muito fiel do nosso mundo e pensamentos diários.